PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA II


Em um experimento utilizando um calorímetro 500 g de água foram adicionados a uma temperatura de 30°C, após 10 minutos sua temperatura caiu para 25°C, considerando que o calor específico da água seja 1 cal/g°C, calcule a quantidade de quilocalorias que foi perdida.


3,4 Kcal


1 Kcal


5,0 Kcal


1,8 Kcal


2,5 Kcal

Os Estados Unidos são o maior produtor de etanol do mundo, com produção anual de cerca de 51 bilhões de litros O segundo maior produtor de etanol do mundo é o Brasil, com cerca de 24 bilhões de litros. Sua combustão ocorre com a presença de oxigênio produzindo dióxido de carbono e água, de acordo com a reação (não balanceada) a baixo.

C2H6O + O2 à CO2 + H2O

Sendo assim, na combustão de 200 g de etanol, qual o volume de dióxido de carbono que será produzido em uma temperatura de 25°C a 1 atm de pressão?

Dados: C = 12 g/mol; H = 1 g/mol; O = 16 g/mol


106,24 L


212,59 L


124,20 L


305,85 L


248,55 L

Em um calorímetro ocorreu a mistura de 100 g de água a 70°C com 50 g de água a 40°C, após alguns minutos observou que a temperatura estabilizou em 55°C. Considerando-se o calor especifico da água igual a 1,0 cal/g.°C. Sendo assim, calcule a quantidade de calor cedida para o calorímetro.


925 cal


750 cal


500 cal


1500 cal


1000 cal

A 4ª Conferência das Partes (COP4) da Convenção para Controle do Tabaco, organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), levantou uma discussão que tirou o sono de produtores de tabaco e cigarreiras: a retirada de aditivos, principalmente o açúcar e a amônia, da lista de componentes do cigarro. Quando o açúcar participa da queima do cigarro, ele se transforma em um composto chamado acetaldeído, que causa a degeneração dos neurônios e câncer e o segundo aditivo, a amônia, pode potencializar em até cem vezes os efeitos viciantes da nicotina no organismo. Sendo assim algumas empresas tabagistas já foram acusadas de adicionarem amônia aos cigarros, numa tentativa de aumentar a liberação de nicotina, o que fortalece a dependência. Então supondo que uma amostra de cigarro libere 6,8 mg de amônia, a 30°C e 1 atm.  O volume de NH3 gasoso, em mL, liberado será, aproximadamente:

Dados: N = 14 g/mol; H = 1 g/mol.


9,9x10-3


2,87


2,87x10-3


5,45


9,9

O carbonato de cálcio (CaCO3) é um mineral comum e suas utilizações nas áreas da geoquímica, geofísica, mineralogia e agricultura foram, e ainda são, muito estudadas. O CaCO3 cristaliza-se em três polimorfos diferentes, dos quais, a calcita é termodinamicamente a fase mais estável. A calcinação desse mineral resulta na formação de cal (CaO) e a libertação de CO2.

CaCO3 à CaO + CO2

Uma amostra de 35 g de carbonato de cálcio impuro foi submetida à decomposição por aquecimento e verificou-se a produção de 8,2L de gás carbônico que foi medido a 27C° e 1 atm. O porcentual de carbonato de cálcio presente na amostra é aproximadamente:

Dados: CaCO3 = 100 g/mol


75%


35%


95%


15%


85%

A cinética química é o estudo do comportamento temporal das reações químicas, ou seja, o estudo da velocidade (taxas) na qual as reações químicas ocorrem. A elevação de temperatura aumenta a velocidade das reações químicas porque aumenta os fatores apresentados nas alternativas, EXCETO


A energia de ativação.


O número de colisões por segundo entre as moléculas.


A velocidade média das moléculas.


A frequência das colisões efetivas.


A energia cinética média das moléculas.

Para que uma reação química aconteça, é necessário, além de uma afinidade química entre os reagentes, que eles estejam em contato, para que assim a reação aconteça devido as colisões entre as moléculas reagentes. Sendo assim podemos afirmar que:


Quanto mais concentrado os reagentes, menor será a velocidade de reação.


Quanto maior o número de colisões, menor será a velocidade de reação.


Quanto maior o número de colisões, maior será a velocidade de reação.


Quanto mais baixa a temperatura dos reagentes, maior será a velocidade de reação.


Quanto menor o número de colisões, maior será a velocidade de reação.

Uma dona de casa está lavando uma roupa que apresenta uma mancha.  Para a limpeza, ela coloca um alvejante em um balde e acrescenta um pouco de água, mergulhando, em seguida, a roupa a ser limpa.  Decorrido um tempo, ela observa que a mancha ainda não saiu. Sendo assim, o que a dona de casa pode fazer para que a mancha desapareça?


Manter a roupa em agitação.


Deixar mais tempo a roupa de molho.


Acrescentar mais água para aumentar a concentração do reagente.


Acrescentar gelo para diminuir a temperatura.


Acrescentar mais alvejante para aumentar a concentração do reagente.

A concentração dos reagentes influencia fortemente a velocidade das reações químicas. Sendo assim, para uma reação ocorrer, deve haver algum choque entre as espécies envolvidas na reação. Sendo assim, se você for tomar uma pastilha de sonrisal, qual a melhor maneira de dissolver a pastilha?


Dissolver a pastilha pulverizada em água gelada


Dissolver a partilha em água gelada.


Dissolver a pastilha inteira em água quente.


Dissolver a pastilha em um volume maior de água.


Dissolver a pastilha pulverizada em água quente.

Em um laboratório foi realizado a determinação da capacidade calorífera de um calorímetro na qual encontrou-se o valor de 40 cal/°C. Dentro desse calorímetro foi adicionados 110 g de água, calor específico = 1 cal/g.°C, a 90°C. Qual deverá ser a massa de alumínio, calor específico = 0,2 cal/g.°C , a 20°C que devemos colocar nesse calorímetro para esfriar a água a 80°C?


125 g


75 g


150 g


100 g


150 g

Páginas: 12